Faça um diário!

Faça um diário da alimentação para que você identifique alergias ou alimentos que façam a sua criança ficar melhor ou pior. Assim não perde a oportunidade de saber o que está funcionando e o que não está dentro da dieta.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O QUE É CÂNDIDA?

O que é a Cândida?
A Cândida é um fungo que causa a infecção conhecida como candidíase.


Este fungo está mais ligado ao seu sistema imunológico e alimentação do que com factores externos como higiene. A cândida vive normalmente no corpo de toda a gente – não há um só ser humano ou animal que não possua cândida em seu organismo. Ela geralmente não causa problemas, pois as são “bactérias amigas” e o sistema imunológico mantém seu crescimento sob controle. Somente quando as condições se tornam propícias e o corpo não consegue se defender adequadamente da proliferação da cândida é que ela forma suas colónias (bolor) e causa todo o problema que conhecemos como a crise de candidíase.


Há 3 elementos, entretanto, que diferem de pessoa para pessoa e que têm relação estreita com a cândidíase:

Sistema Imunológico (é extremamente sensível ao stress e mudanças emocionais)


Alimentação (quando sua "dieta" é rica em açúcar)


Alergias (a alimentos ou elementos químicos que promovem o crescimento da cândida)


Tipos de Cândida = Cândidíase

  • Cândidíase de pele (as áreas mais afectadas são as áreas onde há fricção de pele com pele e isso permite que ela rache. Lugares onde há humidade também são os preferidos da cândida. A área afectada é bem definida, apresenta vermelhidão, erupções e as vezes descamação. A área frequentemente provoca coceira e libera um líquido transparente e sem odor. Um risco é que ao coçar, principalmente à noite, a pessoa transfira o fungo para outros lugares espalhando a doença em sua pele). As áreas mais comuns para a instalação da cândida na pele são: área debaixo dos seios; virílhas; entre os dedos do pé e da mão; área ao redor do ânus; axilas; parte interior das coxas e umbigo.

  • Cândidíase Vaginal - Os sintomas podem variar um pouco, mas geralmente são: sensação de queimadura na área da vagina; comichão; irritação na vulva; corrimento branco ou levemente amarelado (sem cheiro ou com cheio); vermelhidão; inchaço; desconforto e/ou dor durante a penetração; assaduras; urinar com frequência e com dor.

  • Cândidíase de unha - ocorre na pele ao redor da unha tanto dos pés quanto das mãos. Pessoas com maior risco de desenvolverem este tipo de candidíase são aquelas que mexem na água constantemente.

  • Cândidíase de boca e garganta (as famosas aftas) - ocorre frequentemente em bebés nos 1ºs meses de vida. Não há maiores problemas e os sintomas são curados rapidamente. Crianças pequenas que têm o hábito de colocar as coisas na boca também acabam desenvolvendo uma ou outra crise da doença, mas também sem maiores preocupações. Em adultos no entanto, a doença pode apresentar sintomas mais sérios e geralmente só aparece em adultos cujo sistema imunológico está muito fraco.

  • Cândidíase Intestinal - (a pior de todas, a que a minha filha têm) - esta ocorre quase que com exclusividade em pessoas hospitalizadas com seu sistema imunológico altamente debilitado. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça; dor muscular; cansaço constante (falta de energia); mudança de humor; intestino preso; acne no adulto; irritabilidade e dor abdominal. Não necessariamente uma pessoa afectada apresenta todos os sintomas!

Sem comentários: